O confronto de Lula e Alckmin nas eleições presidenciais do Brasil em 2006: a visão do New York Times
2009; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 14; Issue: 69 Linguagem: Português
ISSN
1605-4806
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho objetiva mostrar como o jornal The New York Times, em sua versao on-line, apresenta o confronto entre os dois principais candidatos a presidencia do Brasil, no primeiro e segundo turnos das eleicoes de 2006. Focalizam-se as estrategias discursivas empregadas pelo jornal para apontar suas diferencas (e semelhancas), as tematicas trazidas a tona para contrapor (ou aproximar) os dois candidatos e os consequentes recursos linguisticos utilizados no direcionamento dado. Fundamenta-se nos Estudos do Jornalismo desenvolvidos por Sousa (2003, 2004 e 2006) e nas ferramentas de analise oferecias pela Analise do Discurso, principalmente os estudos de Bell (1991), Fairclough (1995 e 2001), Fowler (1991), Maingueneau (2001) e Charaudeau (2006), para os quais linguagem e ideologia nao se desvinculam. Considerando-se que o confronto entre os dois candidatos foi um dos enquadramentos adotados pelo jornal, varias tematicas foram exploradas nesse direcionamento, tais como posicoes politicas dos candidatos, seus estilos pessoais, acusacoes, divisao de classes, escândalos de corrupcao, debates e dados das pesquisas. A partir das tematicas levantadas, discutem-se as estrategias discursivas utilizadas em cada uma delas para construir determinados sentidos, tais como as escolhas lexicais, a ironia, a metafora, os pontos destacados ou minimizados e as vozes introduzidas nas noticias. Verifica-se que a maioria das tematicas, utilizadas pelo New York Times para construir o contraponto entre os dois candidatos, enfatiza negativamente aspectos relacionados a Lula e nao da a mesma visibilidade para pontos que poderiam ser desfavoraveis para Alckmin.
Referência(s)