Artigo Acesso aberto Revisado por pares

LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA MEDIANTE EL ENFOQUE EDUCATIVO CLIL: LA RESOLUCIÓN DE LOS DILEMAS PROFESIONALES SURGIDOS DURANTE UN PROCESO DE INVESTIGACIÓN-ACCIÓN

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.46307

ISSN

1982-8918

Autores

Josep Coral, Teresa Lleixà Arribas,

Tópico(s)

Higher Education Teaching and Evaluation

Resumo

O presente artigo aborda a resolução de dois dilemas profissionais surgidos durante um estudo de investigação/ação relativo ao ensino-aprendizagem da educação física mediante o enfoque educativo AICLE/CLIL, ou seja, aprendizagem integrada de conteúdos e língua estrangeira. A informação é coletada através de diários, gravações de vídeo e observação externa durante a aplicação de um programa de educação física em CLIL a um grupo de 27 alunos do nível fundamental. Nos resultados se identificam e se citam provas para descrever dois dilemas: tarefas atrativas versus tarefas efetivas e tarefas equilibradas versus tarefas desequilibradas. Na discussão se explica o processo da resolução do dilema e se examinam suas implicações na didática da educação física. Finalmente, se reconceitualiza a natureza do problema e se estabelece um marco de trabalho que facilita o desenho de conjuntos equilibrados de tarefas de educação física na CLIL.

Referência(s)