
AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O TEMA "SOLO"
2009; Volume: 22; Linguagem: Português
10.14295/remea.v22i0.2811
ISSN2318-4884
AutoresDaniela Biondi, Vanessa Falkowski,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA educacao em solos e um tema pouco valorizado no ensino formal. No entanto, e fundamental para que se tenha uma nocao holistica do ambiente. Uma das maneiras de trazer este tema para as escolas e atraves de atividades de educacao ambiental informal. Geralmente as praticas informais de educacao ambiental nao sao avaliadas devido a falta de aplicacao de ferramentas estatisticas e por abordarem temas genericos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar uma atividade de educacao ambiental informal com o tema “solo” atraves das ferramentas analiticas: mapa mental e estatistica nao-parametrica. As atividades de educacao ambiental com o tema solo foram realizadas com estudantes de 8 e 10 anos de idade da terceira serie do ensino fundamental do Colegio Estadual Maria Balbina Costa Dias, localizado no bairro Taruma na cidade de Curitiba, Parana. Como metodologia, cada estudante elaborou um desenho ou gravura (mapa mental) sobre o seu entendimento em relacao ao solo, antes e depois das atividades educativas com este tema. Tanto os resultados interpretativos da analise dos mapas mentais quanto os resultados estatisticos atraves do teste de Wilcoxon demonstraram um acrescimo dos conhecimentos adquiridos em relacao ao solo, tais como: a existencia de varios horizontes, a importância do relevo e da vegetacao para sua conservacao.
Referência(s)