AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA PARTILHADAS POR PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA QUE ENSINAM EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE TERESINA
2007; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2007v2n1p106-122
ISSN1809-0354
AutoresFrancisca de Fátima Lima, Luís Carlos Sales,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho teve como objetivo investigar as Representacoes Sociais do aluno de escola publica partilhadas por professores de Lingua Inglesa do Ensino Basico de Teresina que atuam nas redes publicas e particulares de ensino. O estudo partiu da hipotese de que essas representacoes orientam as praticas do professor em sala de aula, recebendo ainda grande influencia da formacao inicial do professor, associada aos aspectos filosoficos e ideologicos que fundamentam tal formacao. No caso dos professores de lingua estrangeira no Brasil, dois modelos tem se destacado nos cursos de graduacao: o modelo da racionalidade tecnica e o modelo do professor reflexivo (SCHON, 1992; GOMEZ, 1992; NOVOA, 1992; CONTRERAS, 2002; AGUIAR, 2003; PIMENTA, 2002; GIMENEZ, 2004). A pratica do professor em sala de aula esta relacionada, ainda, com o conceito de habitus de Pierre Bourdieu. Para o referido autor, as pessoas ja estao predispostas a agir de certo modo, perseguir certos objetivos, aprovar certos gostos, etc., por influencia do habitus, ou seja, por um conjunto de tendencias que predispoem os agentes a agir e reagir de determinadas maneiras, gerando praticas, percepcoes e atitudes. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a entrevista semi-estruturada. Os dados foram submetidos a uma analise de conteudo, por meio da tecnica de analise categorial, conforme Bardin (1977). A partir da analise, chegaram a varias categorias, as quais foram reagrupadas em tres grandes eixos representacionais: o primeiro relacionado ao aluno, o segundo relacionado a escola e o terceiro relacionado ao professor. Nesses eixos representacionais, o aluno de escola publica e representado como “coitado” e ainda como portador de deficits cognitivo e cultural; a escola publica e representada com conteudo negativo: o ensino e fraco, os professores que trabalham na escola nao sao cobrados, em suma, a escola e bastante desvalorizada; os professores sao representados por seus pares como profissionais descompromissados, subtraem a carga horaria do aluno e reduzem o conteudo da disciplina. Conclui-se que essas representacoes orientam as atividades do professor em sala de aula, contribuindo, sobretudo, para estruturar praticas resultantes de uma especie de habitus professoral que so prejudica o desempenho dos alunos da escola publica. Palavras-chave: representacoes sociais; educacao; escola publica, aluno, professor.
Referência(s)