Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Transformar sim, perder a essência jamais: o conto de chapeuzinho vermelho como texto publicitário

2013; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-5057.v5i2p153-169

ISSN

1984-5057

Autores

João Batista Freitas Cardoso, Danuza Pessoa Polistchuk,

Tópico(s)

Language, Metaphor, and Cognition

Resumo

Este estudo apresenta como os contos de fadas, enquanto códigos culturais, podem ser reconhecidos, mesmo com as mudanças sofridas ao longo do tempo, por meio da análise de seis peças publicitárias que têm o conto Chapeuzinho Vermelho como conceito criativo. A partir dos conceitos de texto cultural da semiótica russa e das teorias da imagem de Gombrich foi possível reconhecer como códigos o capuz vermelho e o lobo-mau e apontar as transformações na narrativa para que se adequasse aos objetivos dos anunciantes.

Referência(s)