
Circuitos e interação: articulações metodológicas para a análise de produtos culturais midiáticos
2014; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 19; Issue: 31 Linguagem: Português
10.15448/1980-3710.2014.1.16479
ISSN1980-3710
AutoresLorena Pereira Caminhas, Thales Vilela Lelo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo pretende discutir problemáticas teórico-metodológicas envolvidas na operacionalização dos modelos de circuitos de comunicação/cultura elaborados pelos Estudos Culturais. Delimitando o campo nos quais estes modelos se inserem como abordagens de método, será possível retomar o debate estabelecido em torno da forma mais adequada de acionamento do modelo nas pesquisas empíricas. Neste percurso, pretende-se abrir terreno para o ponto central deste trabalho: a inserção do conceito de interação como chave heurística fundamental para apreensão dos circuitos e para sua inscrição nas agendas investigativas. As características de uma pesquisa norteada por este desenho do processo comunicativo serão expostas em uma sessão dedicada à análise de um episódio do programa Aglomerado, da Rede Brasil.
Referência(s)