
NOTAS SOBRE A FUNÇÃO-AUTOR E O EFEITO AUTORIA NO AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA
2013; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47295/mgren.v2i2.557
ISSN2317-0433
AutoresMaria Emmanuele Rodrigues Monteiro, Regina Baracuhy,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoNosso trabalho tem como objetivo maior analisar a função-autor e o efeito autoria, em “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna (2005), tendo como fio condutor as noções-conceito de comentário e de arquivo. De maneira específica, objetivamos descrever as regularidades enunciativas presentes em alguns cordéis de Leandro Gomes de Barros que são retomadas no texto de Suassuna; analisar como o discurso do Cordel é materializado no texto de Suassuna; verificar como a interdiscursividade atravessa esses textos. Quanto ao corpus , analisaremos “História do cavalo que defecava dinheiro” e “O Dinheiro” de Leandro Gomes de Barros e “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Para tanto, fundamentar-nos-emos no arcabouço teórico de Análise do Discurso de tradição francesa e nas contribuições dadas pelo filósofo francês Michel Foucault a esse campo do saber. A análise revela que os enunciados recorrentes nos Cordéis de Leandro Gomes de Barros reaparecem no texto de Ariano Suassuna em forma de comentário. Suassuna torna novo o “já dito” através da função-autoria, retomando um personagem, específico do cordel, que ratifica a construção de um traço da identidade nordestina: a esperteza como forma de sobrevivência. Palavras-chave: Análise do Discurso; Discurso Literário; Função Autoria; Arquivo; Comentário. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v2i2.557
Referência(s)