A Evolução da Linguagem Musical de Bartók

2012; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/rm.v13i1.55104

ISSN

2238-7625

Autores

Elliott Antokoletz,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

Este artigo demonstra como a linguagem musical de Bartok foi moldada por dois procedimentos distintos, todavia convergentes: o emprestimo de fontes musicais folcloricas da Europa Oriental, por um lado, que se imbricam progressivamente com as estruturacoes abstratas da musica pos-tonal, por outro. Essa evolucao implicou em um novo tipo de sistema tonal e em novos meios de progressao harmonica. Demonstra-se como a transformacao de sua linguagem musical parte do arranjo de cancoes folcloricas, passa pela composicao com melodias folcloricas, e atinge finalmente a abstracao com a fusao de colecoes simetricas a elementos modais da musica folclorica. Sao analisadas pecas representativas das etapas desse processo: a Primeira das Oito Cancoes Folcloricas Hungaras , e tres das Oito Improvisacoes sobre Cancoes Camponesas Hungaras para piano op. 20. Destaque especial e dado ao tetracorde chamado de “celula Z”. O artigo conclui que a evolucao do estilo de Bartok, na direcao de um idioma musical pessoal, baseou-se na utilizacao as doze notas do total cromatico, mas de uma maneira diferente da de Schoenberg.

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