
Suportes para a atuação em fonoaudiologia educacional
2013; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462013000300026
ISSN1982-0216
AutoresJáima Pinheiro de Oliveira, Ana Cândida Schier,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA Fonoaudiologia e uma ciencia aplicada e, essencialmente, influenciada por uma diversidade de areas cientificas, ao longo de sua formacao e, principalmente, ao longo de seu crescimento. Isso a tornou dinâmica, pois a sua expansao conquistou e, ainda conquista varios campos de atuacao, acompanhando os avancos cientificos e tecnologicos, relacionados a comunicacao humana. Dentre as maiores influencias, destacam-se: a medicina, a psicologia, a linguistica, a odontologia, a fisica, dentre outras. A dimensao que essa profissao tomou, nos ultimos anos, e espantosa. E, esse crescimento, tem exigido, cada vez mais, posicionamentos, no que se refere a essas influencias, pois sao estas posicoes que ajudam a compreender e atuar de modo mais efetivo, nas alteracoes de comunicacao. A atuacao clinica, sem duvida, foi a maior responsavel pela consolidacao da Fonoaudiologia. No entanto, o crescimento dessa profissao ultrapassou os limites da clinica. Prova disso, e o avanco da Fonoaudiologia Educacional. A escola, local no qual a Fonoaudiologia surgiu, sem duvida, contribuiu muito para o avanco da Fonoaudiologia Educacional, hoje, tambem reconhecida como area. Ha muito se discute essa atuacao e o perfil do fonoaudiologo escolar/educacional e, finalmente, chegou-se a um consenso: os subsidios para essa atuacao nao devem ter relacao com a clinica fonoaudiologica, pois a escola e uma instituicao com dinâmica propria e peculiar, responsavel pela mediacao do processo de construcao do conhecimento. Muito embora a linguagem, especialmente, a escrita, seja o foco dessa atuacao, o Fonoaudiologo Educacional se ve diante de varias situacoes-problema na escola, que envolvem conhecimentos de outras areas, como a audicao, a linguagem, a motricidade orofacial e a voz. Alem disso, esse profissional precisa lidar com questoes que envolvem, fundamentalmente, aspectos de gestao escolar, pois o seu planejamento de atuacao nao pode ser desarticulado do projeto politico pedagogico da escola, na qual ele esta, exatamente, tentando estabelecer um vinculo. Mesmo diante dessas situacoes, a definicao de areas de atuacao, dentro da profissao, foi um dos fatores que auxiliaram na compreensao dessas praticas, embora a exigencia dos niveis de especializacao implique, tambem, na perda do carater interdisciplinar de atuacao. Por falar em exigencias, no âmbito do ensino e da pesquisa, estas tambem acabam sendo inexoraveis, em relacao a esses niveis de especializacao. Dentro desse contexto, sera abordado, nesse artigo de opiniao, os principais suportes que, do ponto de vista ora exposto, possibilitam a atuacao do Fonoaudiologo Educacional. Diante disso, esse texto tem como principal objetivo indicar alguns conceitos, dentre eles, o de promocao da saude e o de construcao do conhecimento, como fundamentais para a essa atuacao. A especialidade em Fonoaudiologia Educacional foi recentemente criada e reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa)1 e tem como base, para a atuacao, as recomendacoes das Resolucoes n° 309, do ano de 2005. Nessa Resolucao, observa-se que os aspectos da promocao de saude assumem uma dimensao maior, em detrimento daqueles preventivos, embora ambos venham da medicina. Nesse sentido, esses avancos, originados de reflexoes anteriores acerca das concepcoes que devem permear o trabalho do fonoaudiologo em ambiente escolar2, contribuiram e, ainda contribuem, para pensar formas mais (1) Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil; Doutora em Educacao pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marilia, SP, Brasil; Mestre em Educacao Especial pela Universidade Federal de Sao Carlos, UFSCar, Sao Carlos, SP, Brasil; Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa, Brasilia, DF, Brasil. (2) Fonoaudiologa da Secretaria Municipal de Educacao de Mallet, PR; Mestranda do Programa de Pos-Graduacao em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, Marilia, SP, Brasil.
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