Artigo Acesso aberto Revisado por pares

UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO

2012; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22287/ag.v2i1.69

ISSN

2316-3852

Autores

María de Fátima Ramos de Andrade,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Sistema de Ensino Modular, considerando o reflexo desse sistema no trabalho em sala de aula. Para tanto, acompanhamos duas classes de 5a serie, localizadas em duas escolas publicas do Estado de Sao Paulo ( uma Modular e outra Regular ) , utilizando os seguintes instrumentos metodologicos: observacao em sala de aula, questionarios respondidos pelo corpo discente e docente e entrevistas com alunos da Escola Modular. Os dados foram analisados em funcao das categorias que foram se constituindo ao longo das observacoes em sala de aula : interacao professor/aluno, organizacao do trabalho docente, relacao do professor e do aluno com o conhecimento, tendo em vista a linguagem como mediacao e como processo de acao que e social. Da analise, podemos afirmar que: 1) A qualidade da interacao social que se estabeleceu nas classes observadas dependeu mais das concepcoes de linguagem/conhecimento assumidas pelas professoras, do que de uma mudanca na estrutura da escola. 2) Os resultados mais satisfatorios no processo de ensino foram observados no trabalho que a professora da Escola Regular desenvolveu em sala de aula, ou seja, sua formacao, sua experiencia e seu compromisso e que determinaram.)) Os projetas pedagogicos apresentados pelas escolas nao foram construidos coletivamente. Embora existam projetas documentados, nao foi possivel estabelecer relacoes entre documentos e as acoes desenvolvidas pelas professoras observadas. 4) Os alunos da Escola Modular referem-se as vantagens desse sistema, em termos da possivel facilitacao decorrente do fato de terem de cursar apenas uma disciplina durante o periodo letivo, sem pouparem criticas ao cansaco entediante que vem marcando as aulas. Assumem, entretanto, as responsabilidades pelos seus fracassos. A pesquisa aponta, tambem, a necessidade de se repensar a implantacao de projetas pedagogicos construidos fora dos contextos em que serao implementados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX