Aplicação de uma proposta de medida de centralidade para avaliação de malha aérea de uma empresa do setor de transporte aéreo brasileiro

2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/jv5n4p7

ISSN

2238-1031

Autores

Níssia Carvalho Rosa Bergiante, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello, Mariana Vieira Rangel Nunes, Fernanda Fidelis Paschoalino,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo Com o crescimento do mercado de aviacao surge a necessidade de otimizar recursos, aumentar seguranca e o nivel de servico (parâmetros de eficiencia da rede). Com isso, as empresas de transporte aereo estudam suas rotas, demanda de trafego, estrategias para estabelecer aeroportos hubs entre outros pontos. Este artigo tem como objetivo estudar a malha aerea de uma empresa brasileira de pequeno porte, de forma a avaliar quais aeroportos sao considerados centrais por esta empresa. Para a medida da centralidade desta malha consideram-se duas analises. A primeira busca quantificar a existencia de conexao entre os vertices da malha, nao importando a quantidade de voos diretos (sem escalas e/ou conexoes) existentes, informacao esta que compora, portanto, a segunda analise a ser realizada, que em termos teoricos pode ser definida como um grafo multi-aresta. Os dados utilizados refletem a realidade da malha da companhia aerea estudada em um periodo de uma semana no mes de julho de 2010. Os resultados encontrados podem orientar a empresa no calculo de riscos associados a congestionamentos ou quaisquer outros imprevistos nos aeroportos que atua. Tambem serao uteis para estudos de possiveis otimizacoes em suas rotas tornando a empresa mais eficiente e, portanto mais competitiva neste mercado. Abstract As the air transport market grows, optimize sources, increase safety standards and air passenger level of services (network efficiency parameters) became imperative. Owing to this scenario, airlines have studied their routes, demands and strategies in order to establish hubs airports. This article intended to analyze the network of a Brazilian small size airline using a method that isolate the low-degree vertices to find the central nodes most important to the company. To the network centrality measure we use two approaches. The first one identifies the existence of a connection among the vertices of the network, not taking into account the number of direct flights, but only whether or not there is a connection. The data related to the total number of direct flights are used in the second approach, which, in theoretical terms is defined as a multi-edges graph. Data used showed the reality of the airline network available during a week in July, 2010. The findings can be useful to the company in order to calculate their risks in terms of overcrowding and other incidents in the airports. The results can also be helpful to optimizations in the routes to increase efficiency and the competitiveness of the airline studied.

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