Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã

2004; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Inglês

ISSN

2175-5841

Autores

Douglas Cabral Dantas,

Tópico(s)

Religion, Society, and Development

Resumo

O percurso historico do Ensino Religioso na escola publica brasileira deixou-nos como heranca uma compreensao pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou tambem o surgimento de principios e concepcoes diferentes em torno de projetos politico-pedagogicos, metodologias e formacao de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisao de pressupostos que estao na base de diferentes modelos teoricos do Ensino Religioso Escolar, como tambem de suas respectivas opcoes pedagogicas, e apontar algumas reflexoes que contribuam para a divulgacao do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democratico, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola publica. Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola publica; Educacao para a cidadania. ABSTRACT The history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools. Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship.

Referência(s)