Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Josep Goday e o mobiliário escolar espanhol na primeira metade do século 20

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 46 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/46618

ISSN

2236-3459

Autores

Jauri dos Santos Sá,

Tópico(s)

Architecture, Art, Education

Resumo

Neste artigo estão sistematizadas reflexões sobre a história do mobiliário escolar espanhol, com foco nas propostas do arquiteto Josep Goday i Casals. Inserido no campo de estudo do patrimônio educativo, busca-se enxergar o mobiliário escolar como autêntica fonte de investigação da cultura material escolar. A base metodológica da análise situa-se no campo da pesquisa exploratória e o procedimento assume a forma de pesquisa bibliográfica. A coleta de dados realizou-se no acervo do Centro de Educação Infantil e Primária Ramon Llull e na obra Josep Goday Casals: arquitectura escolar a Barcelona de la Mancomunitat a la república (2008). Nas conclusões, enfatiza-se o papel desempenhado pelo arquiteto como protagonista na configuração de um mobiliário que procura dignificar a sala aula para além dos aspectos arquitetônicos e estéticos.

Referência(s)