
Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade
2007; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1807-55092007000300004
ISSN1981-4690
AutoresJoão Paulo Gomes Maforte, Aquiles Johnson Milhomem Xavier, Luiz Antônio Pereira Neves, Adriana Paula Coelho Cavalcante, Maicon Rodrigues Albuquerque, Herbert Ugrinowitsch, Rodolfo Novellino Benda,
Tópico(s)Sports Performance and Training
ResumoUma das fases de desenvolvimento motor na infância, no qual se adquire os padroes fundamentais de movimento, estende-se aproximadamente dos dois aos sete anos de idade. O objetivo do presente estudo foi investigar o estagio de tais padroes (saltar, correr, chutar, arremessar e receber) de alunos praticantes de educacao fisica escolar, do 3o. periodo do ensino infantil, 1a. e 2a. series do ensino fundamental. Os dados foram filmados e posteriormente analisados conforme protocolo proposto por McClenaghan e Gallahue (1985). Os resultados mostraram que o grupo do 3o. periodo apresentou os componentes dos padroes de movimento no estagio elementar e o grupo da 1a. serie encontrou-se em um processo de transicao entre o estagio elementar e maduro. Por fim, o grupo da 2a. serie apresentou os componentes dos padroes no estagio maduro. Os resultados sugerem que o estagio maduro foi atingido apenas entre oito e nove anos de idade, o que contradiz alguns modelos descritivos (Gallahue & Ozmun, 1998; Tani et al., 1988).
Referência(s)