Artigo Revisado por pares

Hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura

1999; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Leonardo Antunes Cunha,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

CUNHA, Leonardo Antunes. O hipertexto como um novo espaco para a narrativa literaria: analise de obras da hiperliteratura. Belo Horizonte: Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao da UFMG, 1999. (Mestrado em Ciencia da Informacao). 182p. Orientadora: Professora Dra. Ana Maria Pereira Cardoso. Investiga o fenomeno da hiperliteratura, uma nova forma de discurso artistico desenvolvida especificamente para o suporte do hipertexto eletronico (seja em disquete, CD-ROM ou na Internet). Esta analise e precedida por um estudo teorico de tres questoes: a) as possibilidades proporcionadas pela publicacao eletronica - como a grande facilidade de alteracao do conteudo, a grande capacidade de recuperacao da informacao, a rapidez da publicacao, a interatividade, o uso do hipertexto e da escrita nao linear, o uso da multimidia - e as possiveis contribuicoes que tais recursos trazem para textos literarios e nao literarios, b) os desafios que o mundo contemporâneo - envolvido em um periodo de aceleracao do tempo, que privilegia a rapidez e efemeridade, a dispersao e o apelo imagetico, segundo autores como David Harvey, e cuja comunicacao entre num periodo de predominio do hipertexto e do polo informatico-midiatico, segundo Pierre Levy - apresenta ao objeto livro e, mais especificamente, ao discurso literario, c) busca apresentar o contexto em que surgiu o fenomeno da hiperliteratura e, com base na leitura de teoricos como Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Levy elinear algumas tendencias marcantes de seu discurso: nao linearidade, auto-referencia, escrita topografica, interatividade e uso da multimidia. Tais tendencias configuram o roteiro que fundamenta a ultima etapa da pesquisa: a analise de quatro obras da hiperliteratura: Its name was Penelope; de Judi Malloy, Hegirascope 2, de Stuart Moulthrop, Twilight, a symphony, de Michael Joyce e I have said nothing, de Jane Yellowlees Douglas. Conclui que ha o surgimento de uma nova forma artistica, que alia elementos da literatura e de outras artes, e cujo discurso revela um desprendimento da narracao linear, encadeada, e uma primazia de aspectos espaciais.

Referência(s)