
Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações
2015; Fundação Carlos Chagas; Volume: 45; Issue: 155 Linguagem: Português
10.1590/198053142818
ISSN1980-5314
AutoresWanda Maria Junqueira de Aguiar, Júlio Ribeiro Soares, Virgínia Campos Machado,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNeste artigo, discute-se a dimensão histórico-dialética da proposta metodológica dos núcleos de significação e seus desdobramentos como escolha metodológica a fim de alcançar a necessária coerência entre método e procedimentos. Inicialmente, cada uma das etapas dessa proposta é apresentada. Em seguida, discute-se a dimensão histórico-dialética do método que fundamenta os procedimentos envolvidos. Para isso, tecem-se algumas considerações, sobretudo no que diz respeito ao movimento da análise. Espera-se que este artigo contribua para o debate acadêmico quanto ao ponto de vista do método histórico-dialético e também em relação ao processo de análise e interpretação dos sentidos e significados.
Referência(s)