Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 10; Issue: 40 Linguagem: Português

10.20396/rho.v10i40.8639804

ISSN

1676-2584

Autores

Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa sobre a situação atual do ensino de História da Educação no Brasil, subsidiado pelo exame do percurso histórico da disciplina, a partir de bibliografia produzida desde meados da década de 1980, bem como pela consulta a 124 programas de ensino colhidos junto a 55 instituições de educação superior no país, no período compreendido entre 2000 e 2008. Pesquisa realizada no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação (GEPEDHE), ocupando-se, em um primeiro momento, das questões de identidade e perfil programático assumidos/construídos pela disciplina, analisando, assim, a origem; a denominação; os objetivos do ensino; o perfil docente; a bibliografia e a seleção de conteúdos; para então, apresentar a discussão sobre a presença e as formas de organização da disciplina, em que foram analisados o regime de oferecimento; a carga horária definida para a disciplina; as ementas dos programas e as formas de oferta. Por fim, passa-se para a análise da situação do ensino de História da Educação quanto a sua consolidação, ecundarização, estabilização e subsistência nos currículos dos cursos de formação de professores.

Referência(s)