
Mana-música: interpretações de músicas, cultos e discursos evangélicos
2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português
10.22456/1984-1191.15534
ISSN1984-1191
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste texto, resultado da pesquisa “E o verbo se fez canto”: músicas, discursos e cultos evangélicos, pretende explorar construções musicais a partir de distintos modos de ‘ser’ evangélico, partindo do trabalho etnográfico entre duas igrejas batistas de linhagem tradicional e pentecostal, em Belo Horizonte – MG. Através da análise de gravações de cultos e discursos sobre música, veremos que a música se mostrará mais que uma imagem simbólica, será significante do qual emergem significados vários, apreendidos e transformados não somente pela perspectiva do ouvir, mas por trazer em si idéias, valores e conceitos relacionados ao sagrado e ao profano, segundo os filtros e interesses individuais. Destaco reflexões sobre sagrado; a mercantilização desse sagrado, mediada pelo crescente movimento gospel, visto como um modo de vida; similaridades das diferenças musicais e a música enquanto lugar – prece que carrega texto e transmuta mundos, uma vez que se entende a música como uma espécie de mana dos cultos evangélicos, partindo dos conceitos de Marcel Mauss.
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