Artigo Produção Nacional

Charles Ephrussi, Isaak Babel e Hermann Broch: três destinos emblemáticos do fracasso da "educação estética-e-ética do homem"

2011; Instituto Cultural Judaico Marc Chagall; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2175-6163

Autores

Kathrin Holzermayr Lerrer Rosenfield,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

Este artigo trata dos engodos da ideia schilleriana de educacao estetica entre 1900 e 1945, quando as tensoes geradas pela crescente complexidade social e politica torna evidente a incapacidade de cumprir as promessas de harmonizacao inerente a ideia de cultura humanistica que remonta ao classicismo de Weimar e ao Romantismo. A ilusao e o fracasso desse ideal foram particularmente catastroficos para as comunidades, familias e individuos judaicos que compreenderam esse ideal humanistico como uma garantia para a assimilacao. Tres personagens ilustram esse fracasso em contextos bem diversos (Franca, Russia/Uniao Sovietica, Austria): o caso da familia Ephrussi, de Isaak Babel e de Hermann Broch. Charles Ephrussi, Isaak Babel e Hermann Broch: three emblematic destinies for the failure of the “ethical-aesthetical education of man” - Abstract: This article is about the traps and illusions involving Schiller’s idea of aesthetic education in the period between 1900 and 1945. During this half century, the tensions produced by increasing social and political complexity will deny the promises of the German idea of humanistic culture dignified by Goethe, Schiller and Humboldt. The illusions involving this ideal proved particularly catastrophic for Jewish communities, families and individuals, who had understood Humanism as a guarantee for assimilation. Three cases from very diverse contexts (France, Russia/Sowiet Union, Austria) will illustrate this unfortunate shipwreck of a grand ideal: the Ephrussi family, Isaak Babel and Hermann Broch.

Referência(s)