Cyberformação de Professores de Matemática: olhares para a dimensão tecnológica / Cybereducation of Mathematics Teachers: Views to technological dimension
2013; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2526-169X
AutoresLucas Vanini, Maurício Rosa, Jutta Cornélia Reuwsaat Justo, Vinícius Pazuch,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo, apresentamos e analisamos concepcoes de professores de matematica em Cyberformacao sobre o uso de Tecnologias Digitais (TD) em processos de ensinar e aprender, com o objetivo de potencializar as concepcoes de Cyberformacao, visto que esta se configura em movimento em relacao a propria formacao do professor de matematica. A Cyberformacao e uma concepcao de formacao de professores de matematica que se constitui pelo entrelacamento entre as dimensoes matematica, pedagogica e tecnologica. Em particular, neste artigo, o foco de analise e a dimensao tecnologica. Em termos metodologicos, os dados analisados foram produzidos nas interacoes com 12 professores de matematica (sujeitos de pesquisa), em um encontro sincrono (chat), provenientes do Curso de Extensao – Cyberformacao de Professores de Matematica – 2a Edicao – realizado totalmente a distância. Diante disso, foram criadas duas unidades de analise: “Da lacuna na formacao ao modismo no uso de TD ”, que visa evidenciar, pelas interacoes no chat , as lacunas presentes na formacao inicial ou continuada, perante o possivel uso de TD em sala de aula, que se presentifica como modismo. Enquanto, “ TD em sala de aula: insercao ou transformacao?”, aponta aspectos sobre os motivos da insercao de TD na aula, que se mostram em termos de agilidade ou suporte, os quais divergem da concepcao de Cyberformacao. Assim, a analise dessas unidades em consonância com os pressupostos teoricos buscaram responder a seguinte questao diretriz: Quais as concepcoes relativas ao uso de TD em sala de aula sao postas em dialogo por professores de matematica em formacao continuada? As concepcoes analisadas permitem inferir que o uso de TD no âmbito escolar ainda acontece por modismo, agilidade e/ou suporte, pois os recursos sao usados nas aulas de matematica em funcao do avanco tecnologico. Ou ainda, ha uma ‘simples’ troca de tecnologia (por exemplo, da atividade feita com lapis e papel para a reproducao no computador). As concepcoes tambem apontam para lacunas referentes a dimensao tecnologica, que se presentificam em momentos de dialogo no chat. Tais lacunas podem estar atreladas a vivencia na formacao inicial e/ou continuada. Diante disso, a presenca da Cyberformacao pode ser uma possibilidade de transformacao da acao docente. Ou seja, uma concepcao de formacao matematica, pedagogica e tecnologica ‘aberta’, em que o professor de matematica sinta a necessidade de estar em constante e permanente formacao In this article, we present and analyze mathematics teachers’ conceptions in Cybereducation about the use of Digital Technologies (DT) in teaching and learning processes. Our objective is enhance the concepts of Cybereducation, because it is in progressive motion in relation mathematics teachers’ education. The Cybereducation is a conception of mathematics teachers’ education that shows itself by intertwining among mathematical, pedagogical and technological dimensions of mathematics teachers’ education. In particular, in this article, the focus of analysis is technological dimension. Methodologically, the data were produced in interactions with 12 mathematics teachers (research subjects), in a meeting synchronous (chat) from an Extension Course – Cybereducation of Mathematics Teachers – 2nd Edition. This course was executed entirely by online communication. So, we created two units of analysis: “The gap from education of teachers until the fad in the use of DT”, which aims to highlight, by interactions in chat, the gaps present in the initial or continued education in relation the possible use of DT in classroom, which becomes present as fad. Another one is “DT in the classroom: integration or transformation?” It points out aspects about reasons of the inclusion of DT in classroom that are shown themselves in terms of agility or support, which (both) differ from the Cybereducation conception. Thus, the analysis of these units under the theoretical framework answers the following question: What are the conceptions about the use of DT in the classroom that are putted into dialogue by mathematics teachers in continuing education? The analyzed concepts allow us to infer that the use of DT in schools still happens fad, agility and / or support, as resources are used in math classes due to technological advancement. Or, there is a ‘simple’ technology exchange (eg, the activity done with pencil and paper for reproduction on your computer). The concepts also point to gaps related to the technological dimension, which present themselves in moments of dialogue in the chat. Such gaps can be linked to the experience in initial and/or continued education. Thus, the presence of Cybereducation may be a possibility of transforming the teaching action. That is, a “open” conception of mathematical, pedagogical and technological education, where the math teacher feels the need to be in constant and ongoing education.
Referência(s)