
Fotografia panorâmica e sua relação homem-técnica
2011; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-1654.22185
ISSN1982-1654
AutoresAndré Noronha Furtado de Mendonça, Andresa Ribeiro Thomazoni, Tânia Gomes Bischof, Tânia Mara Galli Fonseca,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoBuscamos neste artigo discutir, a partir dos aportes de Gilbert Simondon e outros autores afins, alguns aspectos das relações entre objetos técnicos e a sociedade atual. Entendendo que humanidade e técnica estão inseridas nas mesmas etapas de evolução que se desenvolvem por um longo processo de individuações, assinalamos como eixo de nossa análise a discussão sociotécnica das condições do surgimento da fotografia panorâmica, bem como dos modos de subjetivação que permeiam esse processo. Assim, buscamos construir uma breve filosofia da técnica relativa à fotografia panorâmica, sem exaltar a ideia da relação homem e máquina como dominação, ou como uma mistura indistinta, mas sim disparar reflexões em que homem e máquina acoplados são produtores de modos de viver, que estão em constantes movimentos de instabilidade e estabilidade nas suas diferenças e semelhanças acionando processos de individuação e subjetivação.
Referência(s)