Artigo Revisado por pares

A EDUCAÇÃO NA ITÁLIA FASCISTA: AS REFORMAS GENTILE (1922-1923)

2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

ISSN

2236-3459

Autores

José Silvério Baía Horta,

Tópico(s)

Educational and Social Studies

Resumo

espanolEste articulo tiene por objetivo analisar la reforma realizada por el filosofo idealista Giovanni Gentile, primer Ministro de la Educacion del regimen fascista. Entre 1922 y 1923, Gentile realiza una amplia reforma del sistema educacional italiano, tanto sobre el punto de vista administrativo como sobre el punto de vista didactico-pedagogico. La reforma de la administracion escolar trae las marcas de la aparente dualidad del pensamiento idealista que, en el caso, se traduce por la afirmacion de la libertad didactica del profesor, acompanada de un aumento acentuado de centralizacion y de control autoritario. La reforma de la ensenanza primaria, realizada en 1923, tuvo en Lombardo-Radice su principal idealizador. El decreto de Reforma de Ensenanza Media fue promulgado en mayo de 1923 y la ensenanza superior italiana fue reformado por Gentile en setiembre de 1923. Este trabajo analiza estas reformas. Se trata de una pesquisa documentaria que utiliza, como fuentes primarias, ademas de libros y periodicos de la epoca, a Gazetta Ufficiale y Bolletino Uficiale del Ministero della Pubblica Istruzione. EnglishThis paper has the objective of analyzing the Reform carried out by the idealistic philosopher Giovanni Gentile, first Minister of Education of the Fascist Regime. Between 1922 and 1923, Gentile brought about a broad reform of the Italian educational system, be it under the administrative point of view or under the didactic pedagogical one. The reform of the school administration showed the apparent dualism of idealistic thought which, in this case, is translated by the statement of the teacher's didactic freedom, followed by a significant increase in the centralization and authoritarian control. The elementary school reform, carried out in 1923, had in Lombardo-Radice its main idealist. The decree of the high school reform was put into effect in May 1923 and the Italian higher education teaching was reformed by Gentile in September 1923. This article analyzes these reforms. As a documentary research it uses as its primary sources, as well as books and periodicals from that time, the Gazetta Ufficiale and the Bolletino Uficiale del Ministero della Pubblica Istruzione. francaisCet article a pour but d'analyser la reforme realisee par le philosopheidealiste Giovanni Gentile, premier Ministre de l'Education du regime fasciste. Entre 1922 et 1923, Gentile realise une ample reforme du systeme educational italien, aussi bien du point de vue administratif que du point de vue didactico-pedagogique. La reforme de l'administration scolaire apporte les marques de l'apparente dualite de la pensee idealiste qui, dans ce cas-ci, se traduit par l'affirmation de la liberte didactique du professeur, accompagnee d'une croissance accentuee de centralisation et de controle autoritaire. La reforme de l'enseignement primaire, mise a jour en 1923, a eu comme son principal createur Lombardo-Radice. Le decret de la Reforme de l'Enseignement Secondaire a ete promulgue en mai 1923, et l'enseignement superieur italien a ete reforme par Gentile en septembre 1923. Le present travail analyse ces reformes. Il s'agit d'une recherche documentaire qui utilise, comme des sources primaires, la Gazetta Ufficiale et le Bolletino Uficiale del Ministero della Pubblica Istruzione, outre des livres et des periodiques de l'epoque. portuguesEste artigo tem por objetivo analisar a Reforma realizada pelo filosofo idealista Giovanni Gentile, primeiro Ministro da Educacao do regime fascista. Entre 1922 e 1923, Gentile realiza uma ampla reforma do sistema educacional italiano, tanto sob o ponto de vista administrativo como sob o ponto de vista didatico-pedagogico. A reforma da administracao escolar traz as marcas da aparente dualidade do pensamento idealista que, no caso, traduz-se pela afirmacao da liberdade didatica do professor, acompanhada de um aumento acentuado de centralizacao e de controle autoritario. A reforma do ensino primario, realizada em 1923, teve em Lombardo-Radice o seu principal idealizador. O decreto de Reforma do Ensino Medio foi promulgado em maio de 1923 e o ensino superior italiano foi reformado por Gentile em setembro de 1923. Este trabalho analisa estas reformas. Trata-se de uma pesquisa documentaria que utiliza, como fontes primarias, alem de livros e periodicos da epoca, a Gazetta Ufficiale e o Bolletino Uficiale del Ministero della Pubblica Istruzione.

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