
IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES NO RAMO DE SUPERMERCADOS DE UMUARAMA
2007; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-1115
AutoresCelso Ferrari, Emili Marini Silva, Jaílson de Oliveira Arieira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo abordou a identificacao dos consumidores no ramo de supermercados de Umuarama. Teve por objetivo enunciar algumas caracteristicas dos consumidores, com relacao ao atendimento a eles oferecido. Sugeriu mudancas em antigas praticas que vinham a denegrir a imagem da empresa, quando o assunto e atendimento. Explorou as razoes pelas quais as empresas falham na comunicacao com o cliente. A maioria das empresas se igualou no que se referiu a qualidade do produto e/ou servico. O atendimento veio para completar o processo de encantamento ao cliente, muitas vezes, como um diferencial. Muitas organizacoes anunciam este diferencial de forma publicitaria, ou gastam enormes somas com treinamentos carissimos e fazem de tudo para mostrar ao cliente, na teoria, que a organizacao cumpre o bom atendimento. E na pratica, fica apenas a promessa. O cliente, frustrado nessa comunicacao erronea e com promessas nao cumpridas, sente-se frustrado e ainda mais desgostoso. Lidar com pessoas nao e facil, mas e extremamente gratificante quando as tecnicas corretas sao aplicadas e a comunicacao empresa/cliente gera a tal chamada satisfacao do cliente – e ainda mais – seu encantamento. O Marketing, na sua essencia, possui o grande proposito de disponibilizar ao cliente o produto certo, na hora certa, a um preco acessivel, aliado de um otimo atendimento – sendo este antes, durante e apos a efetuacao da venda. O atendimento, sendo bem prestado aos consumidores, tornar-se-a um diferencial e um gerador de vantagem competitiva perante as demais organizacoes.
Referência(s)