
O PROCESSO PEDAGÓGICO INVISÍVEL DESENVOLVIDO POR MULHERES: O ENSINAR E APRENDER DA TECELAGEM MANUAL NAS MINAS GERAIS
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 37 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresAmanda Motta Castro, Edla Eggert,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse texto tem como objetivo apresentar algumas reflexoes sobre a pesquisa de doutorado em andamento. O olhar aqui e sobre Genero, Artesanato e a invisibilidade da producao das mulheres desenvolvida na cidade de Resende Costa em Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa e compreender como ocorre o processo pedagogico de ensino e aprendizagem nao formal de tecelagem manual nas Minas Gerais. . A pesquisa e desenvolvida no municipio de Resende Costa, microrregiao de Sao Joao Del Rei. Essa pesquisa tem como base o conhecimento feminista e a Educacao Popular, visando trabalhar, sobretudo, nos estudos que vem sendo produzidos e problematizados no Brasil e na America Latina. A metodologia dessa pesquisa ocorre por meio da observacao participante, entrevistas individuais e narrativas de historias de vida. Como ocorre o ensino e aprendizagem de uma tecnica milenar que sobrevive no Brasil, no estado de Minas Gerais. Tendo como base os estudos feministas, a Educacao Popular e a empiria nos dois estados, procuramos problematizar e compreender esse processo socialmente invisibilizado.
Referência(s)