Artigo Produção Nacional

O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM IGUASSÚ NO SÉCULO XIX- AS AULAS RÉGIAS (1808-1837)

2014; Uniabeu; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2238-2127

Autores

Jordânia Rocha de Queiroz Guedes,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O objetivo deste artigo e apresentar a trajetoria de professores regios de primeiras letras nas Freguesias de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora do Pilar, ambas na regiao hoje conhecida por Nova Iguacu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Apos a expulsao dos jesuitas de todo o imperio Portugues foi necessaria a reorganizacao do ensino oficial publico que nao foi realizado de forma homogenea. As fontes utilizadas para este trabalho estao sob a guarda do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e sao compostas por requerimentos de candidatos a profissao docente, requerimentos de professores em exercicio, substituicao de docentes e atestados de boa conduta elaborados pela Igreja local. O sistema de aulas regias oficialmente permaneceu no Brasil ate o ano de 1822 quando foi denominado por aulas publicas. Na documentacao aqui apresentada encontramos registros de permanencia desta pratica em terras iguassuanas apos o ano de 1833 quando e decretada a municipalidade de Iguassu e apos 1837 quando e encontrado o registro da primeira escola publica de primeiras letras para meninos na localidade. Na perspectiva de Norbert Elias acerca dos processos civilizatorios, trabalharemos na tentativa de compreender a trajetoria destas escolas e docentes no Reconcavo da Guanabara neste periodo historico estabelecido. PALAVRAS CHAVE: Aulas Regias; Instituicoes escolares; Escolarizacao; Iguassu.

Referência(s)