Artigo Revisado por pares

“a respeito da dívida dos professores para com a sociedade (masculina e feminina)”: Expectativas e demandas do estado grego relativas ao papel do professor no século XIX

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-7806

Autores

Efstratios Vacharoglou,

Tópico(s)

Historical Education Studies Worldwide

Resumo

O trabalho do professor no seculo XIX envolveu o Estado grego e as autoridades locais (comunidades) que tinham responsabilidade pelo funcionamento das escolas. As expectativas e as exigencias dos acionistas e do Estado estao registradas como fontes primarias. A legislacao e cartas circulares dos ministros da educacao incluem provisoes nas referencias diretas e indiretas relativas ao papel do professor e identidade educacional, obrigacoes sociais e didaticas em detalhes, ate mesmo o regulamento de condutas. Por um lado, o surgimento da Lei de Educacao Compulsoria de 1834 na Grecia; por outro lado, a ideologia dominante de diversificacao da escola para mocos e mocas, criou a necessidade de professores para ambos os sexos e por consequencia a preparacao de ambos para a profissao docente. Nesse trabalho, estudamos colecoes de documentos de legislacao educacional, publicadas no Governo Gazette (Gazette) numero11, 11/03/1834, intituladas “On Elementary School” e cartas circulares que chegaram a 1895, tratando da educacao primaria no Estado grego.

Referência(s)