Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ampliando o Aprendizado na TV Digital comMCD-TV e Ginga

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.41617

ISSN

1679-1916

Autores

Marcos Vinicius de Andrade Lima, Carla Katarina M. Marques, Rommel Wladimir de Lima, José Osvaldo Mesquita Chaves, Thiago Reis da Silva, Karl H. A. Ferreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Embora o ensino pela TV analógica seja utilizado há anos como forma de levar formação a diversas pessoas, ele apresenta alguns problemas: inexistência de interatividade; pouca clareza sobre qual nível de aprendizado o aluno deve alcançar em cada conteúdo trabalhado; e dificuldade em relacionar os conteúdos apresentados com a programação oferecida pelas emissoras de TV. Como forma de suprimir estes problemas, este trabalho apresenta MCD-TV, uma aplicação para TVDi que faz uso da interatividade disponibilizada pelo Ginga para ampliar as possibilidades de aprendizado mediado por meio da TV, trazendo uma nova experiência educativa para professores e alunos por meio da apresentação de conteúdos de forma mais significativa com a utilização de Mapas de Conteúdos e Dependências.

Referência(s)
Altmetric
PlumX