
BREVE HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL SHORT HISTORY ABOUT THE DEVELOPMENT OF TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1984-7246
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo nao tem a pretensao de ser uma periodizacao estrita e exaustiva da trajetoria da Sociologia como disciplina escolar no Brasil , tendo em vista que ainda ha muito a se pesquisar e refletir acerca do desenvolvimento historico da mesma. Apenas partimos do pressuposto de que para melhor entender a atual situacao da Sociologia enquanto disciplina do ensino medio e preciso conhecer um pouco de sua historia, suas idas e vindas, bem como as politicas educacionais vigentes durante a republica brasileira e o contexto politico, social, economico e cultural de cada momento. Assim, analisando as diferentes conjunturas nas quais a Sociologia esteve presente ou ausente do curriculo do ensino secundario/ segundo grau/ medio, acompanhado dos impactos que as diversas reformas de ensino tiveram sobre a educacao nacional, e possivel compreender da sua situacao tanto no pais como um todo, quanto em alguns estados da federacao. Concomitantemente, considero imprescindivel analisar quais os objetivos que permearam o desenvolvimento do ensino de Sociologia ao longo da sua trajetoria no ensino basico, demonstrando que cada momento historico de sua presenca no curriculo esteve atrelado as questoes com as quais as ciencias sociais se mobilizaram dentro e fora do campo cientifico.
Referência(s)