Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESCLARECIMENTO E EMANCIPAÇÃO - PRESSUPOSTOS DE UMA TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.2456

ISSN

1982-8918

Autores

Elenor Kunz,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Tentarei mostrar que pode-se facilmente relacionar com as diferentes áreas específicas do conhecimento, porém, gostaria de apontar algumas situações em que Educação Física/Esportes têm se postado de forma anti-esclarecedora e anti-emancipatória. E, com a atual situação Educação Física Escolar, sendo "elevada" à condição de "componente curricular" , integrada à proposta pedagógica da escola (nova LDB), talvez seja chegada a hora, de seus profissionais apresentarem uma argumentação pedagógica legitimadora e convincente, de sua contribuição na chamada formação da cidadania. Para tanto, as chamadas propostas renovadoras com projetos concretos de intervenção nesta realidade e surgidas somente no inicio dos anos 90, talvez possam vir a ser, doravante, melhor consideradas, ampliadas e redimensionadas para a prática.

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