Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A PRÁTICA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE GEOGRAFIA: O CASO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ

2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português

ISSN

2215-2563

Autores

Raul Reis Amorin, Cláudio Henrique Reis, Marcelo Werner da Silva, Elis de Araújo Miranda,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O objetivo deste trabalho e avaliar as praticas de campo como instrumento didatico-pedagogico na formacao do profissional de Geografia, tanto na habilitacao de bacharel como na habilitacao de licenciado. Para cumprir tais objetivos, os docentes do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense, situado no Polo Universitario de Campos dos Goytacazes tem realizado atividades de campo interdisciplinares, elencando diferentes roteiros e tematicas para cada turma, e aplicando diferentes mecanismos de avaliacao. As atividades de praticas de campo estao sendo realizadas desde o segundo semestre do ano letivo de 2009, primeiro semestre letivo de 2010 e segundo semestre de 2010. Aspectos ligados a cartografia, aspectos urbanos, rurais, economicos, demograficos e alem de temas ligados a tematica ambiental como aspectos geologicos, geomorfologicos, hidrologicos, climaticos e pedologicos foram abordados. Dentre os roteiros propostos, estudou-se o Litoral Norte do Espirito Santo, a Regiao Metropolitana de Belo Horizonte, a area ao entorno de Ouro Preto e o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Verificou-se que as diferentes turmas obtiveram respostas diferenciadas as atividades propostas nas praticas de campo, assim sendo necessario adequar os mecanismos de avaliacao para atender as especificidades de cada turma de discentes.

Referência(s)