Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RECONHECENDO A ESPECIFICIDADE DE UM COMPONENTE CURRICULAR

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.46895

ISSN

1982-8918

Autores

Wagner dos Santos, Bruna Jéssica Mathias, Juliana Martins Cassani, Aline Oliveira Vieira,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O estudo busca analisar as possibilidades e as necessidades de se produzir práticas avaliativas na Educação Física que levem em consideração os saberes valorizados pela educação escolarizada e pelas especificidades dessa disciplina. Utiliza a pesquisa narrativa autobiográfica como referencial teórico-metodológico e define, como colaboradores, alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal da Prefeitura de Serra/Espírito Santo. Possui como fontes desenhos, atividades pedagógicas escritas e diários de Educação Física. Esses instrumentos avaliativos possibilitaram aos discentes narrar as suas experiências corporais mediante a transformação dos saberes de domínio e relacionais em saberes-objeto.

Referência(s)