Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 33 Linguagem: Português

10.12957/rep.2014.13028

ISSN

2238-3786

Autores

William Berger,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, de forma breve, o caráter revolucionário da vida e da obra do teatrólogo e ativista político brasileiro Augusto Boal e sua criação coletiva no Teatro do Oprimido. Boal ficou mundialmente conhecido pela criação deste método, hoje praticado nos cinco continentes. Parte de sete tópicos que buscam relacionar o caminho da pesquisa com a trajetória de Augusto Boal: do Núcleo de Teatro Arena de São Paulo à atual expansão do método "Brasil adentro e mundo afora", passando pela Ditadura Militar no Brasil. São os seguintes: 1. Metodologia; 2. O Oprimido e a Revolução: um diálogo entre conceitos e processos; 3. Augusto Boal: antecedentes, ditadura e criação do Teatro do Oprimido; 4. Teatro do Oprimido: as etapas iniciais do método; 5. Breve historiografia do Teatro do Oprimido; 6. O Teatro do Oprimido é um teatro revolucionário?; e 7. A Árvore do Teatro do Oprimido. Por fim, traça algumas considerações finais a respeito dos rumos do Teatro do Oprimido na atual conjuntura. Palavras-chave: Augusto Boal; Teatro do Oprimido; Teatro Arena; revolução;ditadura militar.

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