Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Xeque-mate Soccer:

2014; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p157-184

ISSN

1984-1655

Autores

Herycksara Santos de Souza, Sávio Silveira de Queiróz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os jogos de regras podem ser usados como instrumentos no âmbito da avaliação ou intervenção, fornecendo características das dimensões cognitiva e afetiva do sujeito. Este trabalho apresenta o Xeque-Mate Soccer, um jogo que combina habilidades do futebol e xadrez. O objetivo é apresentar o jogo como instrumento de trabalho capaz de auxiliar na análise de fatores cognitivos no âmbito da psicologia genética e da epistemologia genética, tendo como base a teoria de Jean Piaget. Quatro participantes de 16 e 17 anos de idade, dois de cada sexo, utilizaram o jogo como instrumento sob a forma de um campeonato e responderam a entrevista e situações-problema. Analisaram-se os dados seguindo-se os critérios da psicologia e epistemologia genéticas, de modo a apresentar o desempenho dos participantes em níveis de heurística, permitindo assim o entendimento do processo de construção do conhecimento. Os resultados mostraram que o instrumento possibilita, de fato, analisar o desempenho cognitivo em termos de níveis de heurística. Concluímos que o jogo de regras Xeque-Mate Soccer é um instrumento viável na pesquisa e intervenção, tanto pelo potencial lúdico quanto pela estimulação cognitiva que pode oferecer, seja na área de psicologia do desenvolvimento ou na educação.

Referência(s)