Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análises no isolamento acústico em salas de música da Universidade do Sagrado Coração – USC

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/reec.v6i2.21961

ISSN

2179-0612

Autores

Patrícia Adriana Marques de Andrade, Kátia Regina Saggin, Camila Mayumi Nakata,

Tópico(s)

Hearing Loss and Rehabilitation

Resumo

RESUMO: Considera-se que o estudo da propagação de ruídos e as formas de tratamento para isolamento acústico são muito importantes para melhorias no desempenho de ambientes destinados ao ensino. Quando se trata de ambientes de ensino de música, esses devem ser tratados tanto para o isolamento acústico quanto para a absorção sonora, importantes para o conforto acústico e melhor desempenho. Certos cuidados tomados no planejamento de ambientes podem auxiliar na concentração de seus usuários, auxiliando assim no aprendizado. Os cuidados devem ser considerados tanto no planejamento desses ambientes quanto na pós-ocupação. O presente estudo tem como objetivo analisar a acústica de algumas salas do laboratório de música da Universidade Sagrado Coração (USC, Bauru-SP). A metodologia consistiu em medições com base nas recomendações da NBR 10151. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com os valores estabelecidos pela NBR 10152 em dB (A) para o conforto acústico. Três diferentes salas destinadas ao ensino da música (salas 7, 13 e 18) foram analisadas e duas delas apresentaram valores acima dos estabelecidos para o conforto acústico. Dessa forma considera-se relevante a proposição de alteração de tipo de material para uma melhoria no desempenho acústico dessas salas, evitando-se que ruídos externos interfiram no aprendizado dos alunos que fazem uso dessas. ABSTRACT: It is considered that the study of the propagation of noise and forms of treatment for sound insulation are very important to performance improvements of environments for teaching. When it comes to music teaching environments, these should be treated for both soundproofing and for sound absorption, important for comfort and better acoustic performance. Certain care taken in planning environments can aid in concentration of its users, thereby aiding in learning. Care must be taken both in the planning of these environments as in post-occupation. This study aims to analyze the acoustics of some of the laboratory rooms of music Sacred Heart University (USC, Bauru-SP). The methodology consisted of measurements based on the recommendations of NBR 10151. The results were analyzed according to the values set by the NBR 10152 in dB (A) for acoustic comfort. Three different rooms for the teaching of music (rooms 7, 13 and 18) were analyzed and two of them had values above the established for acoustic comfort. Thus it is considered relevant to propose amendment of such materials to an improvement in acoustic performance of these rooms, avoiding extraneous noises that interfere with the learning of students who use these.

Referência(s)