Atividades e brincadeiras preferidas duranteo recreio escolar e tempo de lazer: um estudo comparativo entre escolas da rede pública e particular
2010; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17058/cinergis.v11i1.2176
ISSN2177-4005
AutoresMyriam Kely Ecke, Miria Suzana Burgos, Débora Tornquist, Luciana Tornquist,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoEste estudo transversal tem como objetivo verificar as brincadeiras mais praticadas pelos alunos de escolas publicas e particulares do municipio de Santa Cruz do Sul, durante o recreio escolar e em seu tempo de lazer, em casa. Constituem-se sujeitos do presente estudo 188 criancas, com idades entre 4 e 6 anos, alunos de nove escolas de educacao infantil e anos inicias do ensino fundamental. Para a coleta de dados, os escolares responderam a um questionario sobre o tema e objetivo do estudo. Como resultados observaram-se como principais atividades praticadas, durante o recreio dos escolares da rede municipal, as rodas cantadas, as atividades pedagogicas (pintar) e tambem o pega-pega. Ja, entre os escolares da rede privada, a preferencia foi por jogos simbolicos, de casinha e animais, e tambem os jogos de computador. Nas brincadeiras realizadas em casa pelos escolares, observou-se preferencia pelas bonecas e jogos de computador em ambas as redes de ensino, sendo mais citado tambem na rede municipal, o andar de bicicleta e na particular, a brincadeira de bonecos (homenzinhos). Tanto na rede publica, quanto na rede privada, observou-se preferencia dos escolares por brincar separado dos colegas do sexo oposto. Desta forma, podemos concluir que, tanto durante o recreio escolar (especialmente nas escolas particulares), como nas brincadeiras realizadas em casa, ha um predominio de atividades simbolicas, ressaltando-se casinha, bonecas e bonecos, condizentes com a faixa etaria em que as criancas estudadas se encontram (quatro a seis anos).
Referência(s)