
Futebol e metáfora na mídia
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 8; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2317-3475
AutoresLuciane Corrêa Ferreira, Thiago da Cunha Nascimento, Catarina Valle e Flister,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo, demonstramos a existencia de padroes nao-flexionais nas marcas verbais de modo-tempo-aspecto (MTA) e numero-pessoa (NP) no portugues. Atraves da analise de exemplos, evidenciamos que, muitas vezes, essas marcas apresentam caracteristicas de afixos derivacionais. Esses aspectos derivacionais nao podem ser ignorados e indicam que a separacao total entre flexao e derivacao nao parece ser a melhor maneira de descrever os afixos do portugues. Nosso aporte teorico e funcionalista-cognitivista, visto que acreditamos que a categorizacao por prototipos e mais eficiente que a categorizacao discreta. No entanto, neste trabalho, tentamos demonstrar, atraves da analise de criterios que, geralmente, separam flexao e derivacao, a existencia de padroes derivacionais no uso de marcas de MTA e NP. Sendo assim, o objetivo e evidenciar a necessidade de um olhar gradiente para esses afixos.
Referência(s)