A intermodalidade na Europa e no Brasil: o Porto de Pederneiras-SP como ponto nodal
2007; Volume: 2; Issue: 7 Linguagem: Português
10.35416/geoatos.v2i7.237
ISSN1984-1647
AutoresNelson Fernandes Felipe, Márcio Rogério Silveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA globalizacao se caracteriza pela existencia de espacos mutantes, que sao decorrentes da propria logica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, a producao do espaco e da paisagem, a partir das forcas produtivas, conduz a um aumento da divisao do trabalho e das contradicoes sociais, diante de uma dialetica intrinseca aos diferentes espacos geograficos. A acumulacao de capitais no limiar do seculo XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de carater tecnico-cientifico-informacional e publico-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territorios, sendo que as acoes, articulacoes e investimentos publicos e privados sao fatores que possibilitam a existencia desses antagonismos. Tal fato caracteriza as diferentes realidades brasileira e europeia no que tange a integracao dos diferentes modais de transporte de cargas e passageiros, bem como as politicas do setor. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulacao e transportes Tiete-Parana, representa a utilizacao da intermodalidade visando a otimizacao do transporte de mercadorias e a integracao de diferentes territorios.
Referência(s)