Artigo Revisado por pares

A intermodalidade na Europa e no Brasil: o Porto de Pederneiras-SP como ponto nodal

2007; Volume: 2; Issue: 7 Linguagem: Português

10.35416/geoatos.v2i7.237

ISSN

1984-1647

Autores

Nelson Fernandes Felipe, Márcio Rogério Silveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A globalizacao se caracteriza pela existencia de espacos mutantes, que sao decorrentes da propria logica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, a producao do espaco e da paisagem, a partir das forcas produtivas, conduz a um aumento da divisao do trabalho e das contradicoes sociais, diante de uma dialetica intrinseca aos diferentes espacos geograficos. A acumulacao de capitais no limiar do seculo XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de carater tecnico-cientifico-informacional e publico-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territorios, sendo que as acoes, articulacoes e investimentos publicos e privados sao fatores que possibilitam a existencia desses antagonismos. Tal fato caracteriza as diferentes realidades brasileira e europeia no que tange a integracao dos diferentes modais de transporte de cargas e passageiros, bem como as politicas do setor. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulacao e transportes Tiete-Parana, representa a utilizacao da intermodalidade visando a otimizacao do transporte de mercadorias e a integracao de diferentes territorios.

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