
A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
2012; Uniabeu; Volume: 3; Linguagem: Inglês
ISSN
2177-6288
AutoresSimone Maria Ruthner, Carlinda Fragale Pate Nuñez,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoRESUMO: “Porque razao e que algumas obras poeticas [...] nao provocam efeito algum, e o esplendor das palavras serve apenas para aumentar a frieza interior que nos atravessa?” No conto Serapiao e o Principio Serapiontico, E.T.A. Hoffmann (1776-1822) defende: “so as chamas interiores” e que se transformam em “palavras incendiadas”, colocando em questao o verdadeiro poeta que nao for tambem um profeta. Com a fundacao de um clube de poetas românticos que discutem os proprios manuscritos, o autor reflete sobre a critica da criacao, apresentando criterios para a producao de uma obra artistica. Reconhecido mestre do duplo, E.T.A. Hoffmann revela-se como o mestre tambem da intermidialidade, expondo nao apenas as suas ideias sobre contistica, como sobretudo, a sua particular “Welt- und Kunstanschauung” (“Visao de mundo e das artes”). O estudo comparado deste conto-tese com o conto musical A Fermata resulta na compreensao de que as duas producoes sao obras artisticas auto- e interreferentes. Partindo de In Sinn und Gedanken (O Sentir e o Pensar), o autor relaciona o mundo exterior com o mundo interior, combina diversidade e intermidialidade com unidade, demonstrando o dominio das tecnicas artisticas, que, em sua obra, revelam-se inseparaveis: a Musica, a Pintura e a Literatura. ABSTRACT “Why is it that some poetic works [...] do not provoke any reaction, and the splendor of the words serves only to increase our interior indifference?” In the story Serapion and the Serapiontic Principle, E.T.A. Hoffmann (1776-1822) argues: “Only inner flames” transform themselves into “fiery words”, calling into question the true value of a poet who is not also a prophet. As founder of a club of romantic poets who discussed their own manuscripts, the author reflects on the critique of creation, presenting criteria for the production of a work of art. An acknowledged master of the double, E.T.A. Hoffmann reveals himself as a master also of intermediality, expounding not only his ideas on the short story genre, but also, above all, his own “Welt- und Kunstanschauung” (“Worldview and view of the Arts”). This comparative study between the aforementioned story-thesis and his musical tale, The Fermata , results in the recognition that the two are works of art, both self and inter-referential. In In Sinn und Gedanken (On Feeling and Thinking), the author relates exterior and interior worlds, combining diversity and intermediality into one, demonstrating command of the artistic techniques, which revealed themselves inseparable in his work: music, painting and literature.
Referência(s)