Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP

2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14474

ISSN

1679-1916

Autores

Regina Bärwaldt, Lucila Maria Costi Santarosa, Liliana María Passerino,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social eeducacional dos cegos através das TIC's em ambientes virtuais de aprendizagem,permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal éa falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos comrecursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas.Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação socialsíncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade daW3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (softwarelivre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicaçãodesenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigoucomo ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade deinclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros deáudio dos chats transcritos das sessões realizadas.

Referência(s)