
<i>Bookbuilding</i> e Alocação Estratégica: Evidência do Mercado Brasileiro de Ações
2006; Brazilian Society of Finance; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12660/rbfin.v4n1.2006.1154
ISSN1984-5146
AutoresRichard Saito, José André C. M. Pereira,
Tópico(s)Auditing, Earnings Management, Governance
ResumoEste artigo examina quatro processos de bookbuilding no mercado brasileiro de ações executados por um banco de investimento no período de 2003 a 2004. Em um processo de bookbuilding, o banco de investimento possui o poder de discricionariedade na fixação do preço de oferta e na alocação das ações aos investidores. Analisamos os determinantes de sua alocação e encontramos indícios de mecanismos para induzir os investidores a revelarem informações superiores, porém fica claro que a preocupação com controle, liquidez do mercado secundário e com a participação de investidores de curto prazo (flippers) exercem influência mais intensa no critério de alocação. Também encontramos diferenças entre resultados na alocação em (a) ofertas públicas iniciais e (b) ofertas públicas subseqüentes às iniciais; entretanto, em ambos os casos há uma tendência ao favorecimento a investidores de longo prazo.
Referência(s)