Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de um curso de informática para crianças

2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2178-938X

Autores

Edivani Aparecida Vicente Dotta, Júlia Vila Verde Brunelli, Rafaella Barbosa Suzuki, Ana Luiza Rossete Maschetto, Juliana Álvares Duarte Bonini Campos, Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o aprendizado de criancas apos a aplicacao de um curso presencial voltado para o ensino da informatica. A populacao em estudo foi composta por 26 criancas, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 7 anos, oriundas do Centro de Convivencia Infantil (CCI) Casinha de Abelha pertencente ao Campus de Araraquara – UNESP e da Rede Municipal de Ensino de Araraquara - Centros de Educacao e Recreacao (CERs). As aulas na sua totalidade foram praticas, com periodicidade quinzenal e duracao de uma hora cada. Para as criancas do CCI, elas aconteceram no Laboratorio Didatico de Informatica alocado na Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP (LDI) e para as do CERs em escolas publicas com computadores disponiveis que suportaram os sistemas utilizados. Os recursos selecionados para o ensino da informatica neste curso foram os jogos educativos da Divertire, da linha Coelho Sabido – Maternal e a Estrela Cintilante e da Editora Vale das Letras – Festa dos Dentinhos. No decorrer do curso as criancas receberam visitas de alguns personagens pertencentes aos jogos educativos. A avaliacao do aprendizado das criancas em relacao a utilizacao do computador foi pratica e ocorreu antes e apos a conclusao do mesmo. Realizou-se estatistica descritiva. A media de desempenho dos participantes foi calculada por ponto e por intervalo de 95% de confianca (IC95%) no momento inicial e final do curso. A comparacao entre as medias foi realizada utilizando o Teste t Student pareado. O nivel de significância adotado foi de 5%. Observou-se que a habilidade das criancas com o computador foi significativamente melhor apos o curso (Teste t Student: -8,964, p<0,001). Conclui-se que o curso avaliado promoveu melhora no aprendizado das criancas em informatica.

Referência(s)