
Quando jogar é aprender: o videogame na sala de aula
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17851/2237-2083.20.1.209-230
ISSN2237-2083
AutoresVilson J. Leffa, Hilário Inácio Bohn, Vanessa Doumid Damasceno, Gabriela Quatrin Marzari,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho tem por objetivo demonstrar a tese de que ovideogame pode se constituir em um importante instrumento demediação na aprendizagem de línguas. Para isso, destaca trêsaspectos do videogame: (1) o videogame é uma prática socialcaracterizada pelo uso intensivo da língua; (2) o videogame envolveo jogador por imersão, trazendo-o para dentro do jogo; e (3) ovideogame, ao mesmo tempo em que exige o conhecimento dalíngua para ser jogado, propicia sua aprendizagem. A conclusão éde que o videogame, visto como um objeto de lazer, pode resultarna aprendizagem da língua, oferecendo ao aluno três opções: (1)aprender a língua para jogar; (2) jogar para aprender a língua; e(3) fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Referência(s)