
O desenvolvimento histórico da escala Fahrenheit e o imaginário de professores e de estudantes de Física
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2175-7941
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNo presente trabalho mostra-se o desencontro entre a complexa historia do desenvolvimento da escala Fahrenheit e o pouco caso que dela fazem livros textos, professores e estudantes de Fisica. Inicialmente, foi feito um apanhado dos posicionamentos de varios livros textos de Fisica, dirigidos ao ensino medio. Um levantamento da opiniao de um conjunto de professores de Fisica do ensino medio e de estudantes de licenciatura em Fisica foi feito atraves de uma serie de entrevistas semi-estruturadas que buscavam mapear suas compreensoes a respeito da utilidade da escala Fahrenheit e da razao de ser dos valores 32 e 212, nela assinalados respectivamente para os pontos de fusao do gelo e de ebulicao da agua. Os resultados das nossas analises revelam um enorme desconhecimento historico aliado a uma capacidade de engendrar ou simplesmente reproduzir, versoes pseudohistoricas que parecam plausiveis. Mostramos, ainda, que uma analise historica mais acurada do desenvolvimento da escala Fahrenheit pode ser bastante instrutiva no que diz respeito a compreensao do que vem a ser uma pesquisa historica. Em particular, a necessidade de reconstrucoes racionais e os papeis atribuidos aos contextos da descoberta e da justificativa sao claramente ressaltados nesta investigacao.
Referência(s)