
Um jogo educativo para formação do Psicólogo Escolar: elaboração de um dispositivo lúdico
2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.21934
ISSN1679-1916
AutoresFernando Teles, Gabriela Gomes Freitas Benigno, Vinicius de Almeida Guanais, Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Cleci Maraschin, Dener Luiz da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo expõe a proposta de criação de um jogo eletrônico como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Psicologia Escolar e Educacional e discute as possibilidades do uso de vídeo games em sala de aula. O jogo apresentado tem como objetivo simular atividades de uma escola, proporcionando uma vivência da prática do psicólogo escolar. Esta iniciativa baseia-se em princípios de ensino ancorados às práticas cognitivas deflagradas pelo uso crescente dos jogos eletrônicos no mundo contemporâneo. Argumentamos que, para a educação, as simulações dos vídeo games podem aproximar teoria e prática, o que propiciaria, ao aluno, condições para experimentar um modo de pensar e agir de acordo com o lhe é esperado dentro de seu campo de estudos.
Referência(s)