Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da aprendizagem por meio de lógica de fuzzy validado por uma Árvore de Decisão ID3

2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.18053

ISSN

1679-1916

Autores

Beatriz Wilges, Gustavo Pereira Mateus, Sílvia Modesto Nassar, Rogério Cid Bastos,

Tópico(s)

Educational Technology and Assessment

Resumo

Esse trabalho implementa uma comunidade de agentes que utiliza lógica fuzzy para determinar o perfil de aprendizagem dos estudantes. Esse perfil é determinado pelo desempenho, que é considerado sob dois enfoques denominados prático e teórico. O objetivo dessa classificação é conduzir o estudante para uma utilização mais apropriada do ambiente de ensino-aprendizagem. As entradas do modelo proposto foram escolhidas a partir de análise estatística e são apresentadas neste artigo. A arquitetura do AVA é implementada em PHP, o modelo fuzzy e o motor de inferência foram feitos com bibliotecas do Matlab. Os resultados da integração destas tecnologias bem como a validação do modelo fuzzy foram certificados através de um conjunto de dados. Esse conjunto de dados possui vários perfis de aprendizagem de diversos estudantes que foram minerados. Para mineração aplicou-se o método de classificação denominado Árvore de Decisão (AD). Esse trabalho apresenta uma possibilidade de validar e melhorar os resultados do fuzzy. O processo de validação pode ser utilizado na remodelagem das características de qualquer proposta de sistema fuzzy, ou seja, é uma forma de construir um modelo mais harmônico e condizente com o perfil do estudante.

Referência(s)
Altmetric
PlumX