
Avaliação da aprendizagem por meio de lógica de fuzzy validado por uma Árvore de Decisão ID3
2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.18053
ISSN1679-1916
AutoresBeatriz Wilges, Gustavo Pereira Mateus, Sílvia Modesto Nassar, Rogério Cid Bastos,
Tópico(s)Educational Technology and Assessment
ResumoEsse trabalho implementa uma comunidade de agentes que utiliza lógica fuzzy para determinar o perfil de aprendizagem dos estudantes. Esse perfil é determinado pelo desempenho, que é considerado sob dois enfoques denominados prático e teórico. O objetivo dessa classificação é conduzir o estudante para uma utilização mais apropriada do ambiente de ensino-aprendizagem. As entradas do modelo proposto foram escolhidas a partir de análise estatística e são apresentadas neste artigo. A arquitetura do AVA é implementada em PHP, o modelo fuzzy e o motor de inferência foram feitos com bibliotecas do Matlab. Os resultados da integração destas tecnologias bem como a validação do modelo fuzzy foram certificados através de um conjunto de dados. Esse conjunto de dados possui vários perfis de aprendizagem de diversos estudantes que foram minerados. Para mineração aplicou-se o método de classificação denominado Árvore de Decisão (AD). Esse trabalho apresenta uma possibilidade de validar e melhorar os resultados do fuzzy. O processo de validação pode ser utilizado na remodelagem das características de qualquer proposta de sistema fuzzy, ou seja, é uma forma de construir um modelo mais harmônico e condizente com o perfil do estudante.
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