Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Desempenho em leitura/escrita e em cálculos aritméticos em crianças de 2ª série

2010; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572010000200003

ISSN

2175-3539

Autores

Clarissa Seligman Golbert, Jerusa Fumagalli de Salles,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

Esta pesquisa investiga os desempenhos em leitura e escrita e em aritmética básica. Dois grupos de crianças - 15 competentes em leitura/escrita e 12 com dificuldades - foram comparados quanto ao desempenho em cálculos aritméticos com o intuito de identificar em que aspectos do desempenho numérico se assemelham ou se diferenciam. Investigou-se também a relação entre desempenho aritmético, tarefas neuropsicológicas (leitura, escrita, habilidades perceptivo-motoras, linguagem oral, velocidade de processamento, consciência fonológica, memória verbal, memória não verbal) e inteligência. Os resultados indicaram heterogeneidade de desempenhos intragrupos nas habilidades aritméticas. No grupo competente em leitura/escrita, foram identificadas algumas crianças com sérias dificuldades na aritmética, apresentando defasagens no senso numérico, nos procedimentos de contagem e nos fatos básicos da adição e subtração. Inversamente, no grupo com dificuldade em leitura/escrita, foram também encontradas crianças competentes na aritmética. A análise dos diferentes perfis dos subgrupos sugere a necessidade de recursos preventivos e terapêuticos diferenciados.

Referência(s)