Artigo Produção Nacional Revisado por pares

FÍSICA ARISTOTÉLICA: POR QUE NÃO CONSIDERÁ-LA NO ENSINO DA MECÂNICA?

1996; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2175-7941

Autores

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Neste trabalho discute-se as ideias de Aristoteles sobre o movimento dos corpos como parte integrante e indissociavel de sua filosofia natural. Este tema tem um grande potencial didatico para lidar com algumas concepcoes alternativas dos estudantes, como a de que nao pode haver movimento sem forca e de que forca e velocidade sao proporcionais. Alem disso, a fisica aristotelica apresenta-se como um referencial indispensavel para a compreensao da fisica medieval e da revolucao na mecânica ocorrida no seculo XVII. Assim, nao pode continuar ausente ou ser apresentada de forma descaracterizada nos livros de texto e em sala de aula. O uso da historia no ensino da Fisica tem sido defendido por um numero crescente de investigadores. Como com propriedade destaca T. Kuhn, teorias antigas e obsoletas nao sao acientificas simplesmente porque foram descartadas.

Referência(s)