
Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2015v8n2p53
ISSN1982-5153
AutoresBárbara Hees Garré, Paula Corrêa Henning,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO artigo tem como proposta central analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo de Educação Ambiental no século XXI. Neste texto o recorte se situará em trabalhar com o conceito de dispositivo em Michel Foucault, tecendo algumas aproximações com os estudos de Gilles Deleuze e evidenciando as pistas que possibilitam olhar a EA como um dispositivo. Opera-se com as primeiras dimensões de um dispositivo – o visível e o enunciável – a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até 2012 que tratam de questões ambientais. A mídia é entendida como um potente artefato cultural, que produz um modo específico de ver e de falar sobre a questão ambiental e desse modo atua na produção de subjetividades, interpelando os sujeitos e constituindo suas formas de olhar, dizer, fazer e pensar em relação às práticas ambientais na atualidade.
Referência(s)