Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010)

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 14; Issue: 18 Linguagem: Português

10.24934/eef.v14i18.232

ISSN

2317-0093

Autores

Wander Augusto Silva, Rosemary Dore,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este estudo apresenta um breve histórico das políticas públicas educacionais adotadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, nas últimas décadas, para o ensino profissionalizante. Tenta-se definir e identificar a questão do abandono escolar no sentido de entender melhor esse fenômeno educacional. Posteriormente, é estudado o Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP/MG) instituído pelo governo desse estado em 2007, que oferece, gratuitamente, vagas aos estudantes mineiros que desejam realizar cursos técnicos e estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio. Para oferecer os cursos do PEP-MG, o estado compra vagas em escolas privadas e as disponibiliza aos estudantes aprovados em exame de seleção organizado pelo próprio estado. O estudo aqui apresentado resulta de uma análise preliminar relativa ao PEP I, primeiro ano do programa, realizado em 2008. Em seguida, mostra-se, com base em dados estatísticos, a evasão ocorrida no PEP I, indicando seus principais motivos.

Referência(s)