
DE SÓLIDAS PARA LÍQUIDAS, DE LÍQUIDAS PARA SÓLIDAS: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS
2014; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 14 Linguagem: Português
10.19177/prppge.v8e142014496-514
ISSN2179-2534
AutoresJosé Bonifácio Alves da Silva, José Licínio Backes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo faz uma análise das concepções de docentes de História da escolarização básica acerca das identidades negras. A perspectiva utilizada foi inspirada em Bauman (2001; 2007) e na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e pós-coloniais. A análise baseou-se na interpretação de entrevistas com oito docentes de História atuantes em escolas públicas e privadas da cidade de Campo Grande/MS. Percebemos nessa leitura que as identidades negras, apesar de escaparem das identificações dos professores e irem além, são também provisoriamente solidificadas para fixação de sentidos, indispensáveis para posicionamento político e sociocultural. Os entrevistados também veem as dinâmicas complexas e constantes das diferenciações que tornam as identidades negras líquidas, apesar de seu empenho em identificá-las e defini-las.
Referência(s)